A sua data para 2027 já está em risco?
Porque os melhores fotógrafos no Porto esgotam com 24 meses de antecedência.
Durante muito tempo, a ideia de começar a planear um casamento com 6 ou 12 meses de antecedência parecia mais do que suficiente. Hoje, isso já não é bem assim, especialmente quando falamos de profissionais mais procurados.
A realidade é que muitos casais que vão casar em 2026 ou 2027 já estão em plena fase de planeamento. Basta dar uma vista de olhos por fóruns ou grupos online, para ver noivos a visitar espaços para 2027 e a partilhar que alguns dos fornecedores que tinham em mente já não têm disponibilidade, porque alguns já têm a agenda cheia até 23 meses antes.
A vossa pergunta agora deve ser “porquê essa antecipação?” E a resposta é simples, só existem 52 sábados por ano.
Os espaços e fornecedores mais desejados, aqueles que encaixam numa estética “elegante, moderna e memorável” acabam por ser reservados primeiro, e as chamadas “datas de ouro” podem esgotar com 18 a 24 meses de antecedência. Isto acaba por criar uma sensação natural de urgência, mas na verdade a maior “corrida” não é contra outros noivos, mas sim contra o tempo.
Talvez ajude a olhar para isto de outra maneira, ou seja, não se trata apenas de contratar fornecedores, trata-se de escolher com intenção.
Quando escolhem o vosso fotógrafo, não estão a riscar mais um ponto da checklist, mas estão a escolher a pessoa que vai contar a vossa história, ou seja, alguém cujo olhar e sensibilidade fazem sentido para vocês. Esperar demasiado tempo não significa apenas arriscar pagar mais. Significa, muitas vezes, ter de optar por quem está disponível, e não por quem realmente vos diz alguma coisa.
O meu trabalho vive muito da “autenticidade”. Procuro aquilo que acontece de forma natural, sem forçar. Não foco em poses, porque o meu lema é “não fotografo poses”, mas sim momentos, ou seja, aquilo que é verdadeiro e vos representa. Se sentem que é isso que procuram para o vosso casamento em 2026 ou 2027, talvez este seja um bom momento para começar a pensar nisso com calma.
Uma última nota, com toda a transparência, depois de mais de 15 anos dedicado à fotografia de casamento, continou a trabalhar de forma próxima e pessoal com cada casal, por isso, aceito apenas um número limitado de casamentos por ano, para garantir que cada história recebe o tempo, a atenção e o cuidado que merece.
Porque, no final, o vosso casamento não é apenas mais um dia e a forma como ele vai ser contado também não.
👉 Veja exemplos de casamentos reais aqui:www.filipesantosfotografia.com/casamento-fotografo-porto-destination-wedding
– Filipe Santos





